Páginas

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Da minha organização


Considero-me uma pessoa organizada. Gosto de saber o que tenho de fazer e antecipar algumas tarefas de modo a conseguir manter a minha vida relativamente calma, sem ficar assoberbada com as tarefas diárias, nem ficar com a sensação de que a vida é muito trabalho para pouca diversão.

E para isso adotei alguns métodos que resultam muito bem comigo. Escolhi a parte lateral do meu frigorífico como memo board e é lá que tenho:

Um calendário mensal
É simplesmente uma folha A4 para cada mês com os dias da semana e espaço suficiente para escrever. Aí anoto os aniversários, as consultas, as datas dos testes, os jantares, passeios, enfim, tudo o que seja compromisso que não me queira esquecer, nem queira estar preocupada em lembrar-me de cabeça.

Uma ementa semanal magnética
Foi um verdadeiro achado na feira do € 1 do Jumbo. Tem os dias da semana impressos e só tenho de escrever as refeições que penso fazer.
Desde que adotei este método de perder 5 minutos à sexta feira a fazer a ementa para a semana seguinte noto que comemos de maneira bastante mais variada, deixo de ter o stress de pensar diariamente no que fazer para o jantar e ainda posso adiantar algumas coisitas no fim de semana, se necessário.

Uma To do list magnética
Outra maravilha da feira do € 1 do Jumbo. Aí anoto o que posso adiantar ao fim de semana de modo a facilitar as coisas durante a semana, tendo por base a ementa semanal que está ao lado, assim como as coisas que preciso de fazer lá por casa. Normalmente aproveito o sábado de manhã para ir fazendo as tarefas, uma vez que acordo com as galinha e tudo o resto, dorme. Tendo a tarefa concluída, é só apagar.

O meu bullet journal
Já aqui falei dele e tem sido um prazer criá-lo. Como são só folhas em branco, vou adaptando mensalmente às minhas necessidades, além da parte decorativa ser uma autêntica terapia de relaxamento. Continuo a adorar e preencho-o diariamente!

Neste momento são estes os meus ajudantes e estou a dar-me mesmo muito bem com estes métodos. Fico com a cabeça limpa e consigo organizar-me muito bem.

2 comentários:

  1. Adorei a ideia do calendário mensal.
    E um dia, quem sabe, ainda vou conseguir implementar o Bullet Journal!

    ResponderEliminar
  2. Oi. Eu também tenho o hábito de usar o frigorífico para espelhar a organização da casa e da vida :)
    Comprei na Flying Tiger uns magneticos que me deram muito jeito (bbb).
    Tudo o que a ajuda a fazer o tempo render, é bem-vindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar